Tik Tok sendo usado para pegar dados para o governo da China

Recentemente o aplicativo de entretenimento "Tik Tok" foi acusado de roubar informações de seus usuários.

Imagem obtida por: tiktok ka craze

O Tik Tok foi acusado de enviar dados de seus usuários para servidores na China, após tais acusações o Tik Tok reforçou que mantém todos os dados dos usuários estadunidenses em servidores no próprio EUA, e possui um servidor em Cingapura que possui os backups desses dados.
As acusações afirmam que o Tik Tok mandou os dados de seus usuários para os servidores: bugly.qq.com e umeng.com. Onde pertencem respectivamente a Tencent (atual dona da Riot Games) e a Alibaba Group. Com ambas as empresas sendo chinesas.
Recentemente saiu a nova versão do IOS o IOS 14, que vem acompanhado com uma função muito útil, que é mostrar em tempo real quais aplicativos estão acessando a sua área de transferência. Com isso notou-se que o Tik Tok ficava acessando constantemente o conteúdo na área de transferência, isso sem a devida autorização do usuário. Com esses acessos constantes o dispositivo ficava acusando toda hora o acesso do Tik Tok, fazendo assim que aparecesse uma notificação para cada palavra digitada nas caixas de comentários.


Com as acusações o Tik Tok foi banido da Índia e está sendo investigado pelos EUA. A empresa informou que o recurso fazia parte de um sistema anti-spam do aplicativo, e já removeu a função na atualização mais recente.
A prática de pegar o que os usuários escrevem na área de transferencia não é algo novo, alguns aplicativos como o Itaú, Muambator, 10% Happier: Meditation, Hotel Tonight, etc. Utilizam esse mecanismo, porém nenhum é tão agressivo quando o Tik Tok.

Segue um video do canal "Central" que fala um pouco sobre o assunto:


Fontes:

Opinião do redator:
Bem, não tenho muito o que falar, eu nunca usei o app mais já vi algumas pessoas usando, e acho que ele deve ser averiguado com cautela. Se quiser acrescentar algo use a seção de comentários.

Comentários