Foi aprovado lei de censura para a internet!!!

Olá Players, na última terça-feira (30) foi aprovada a "PL de fake news", projeto de lei contra as fake news (PL 2630/20). 

Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Essa PL (projeto de lei) prevê novas regras que visam combater as fake news, dentre essas novas regras estão:
  • A possibilidade das empresas de redes sociais pedirem que seus usuários apresentem alguns documentos pessoais (como RG, CPF ou passaporte) em casos de: denúncias por desrespeito da possível lei, suspeita de conta automatizada não identificada como tal e suspeitas de contas falsas ou em caso de ordem judicial.
  • Redução de encaminhamento de mensagens para até 5 vezes seja para usuário ou grupo. Em caso de propaganda eleitoral, calamidade pública ou qualquer tipo de situação emergencial, esse número decai para 1.
  • A PL prevê que as empresas devem armazenar em banco de dados os registros de mensagens encaminhadas em massa (a PL define como encaminhamento em massa, a mensagem que for enviada para mais de 5 pessoas ou grupos em um período de  até 15 dias). E em caso de necessidade (como em uma decisão judicial), as empresas deveram indicar o usuário com a data e horário dessas mensagens encaminhadas em massa, assim como os usuários que receberem essas mensagens. 
  • Contas que usam "bots" poderão ser excluídas caso não deixem essa informação explicita.
  • Agentes políticos e órgãos públicos vão ser proibidos de bloquearem usuários em seus perfis em redes sociais.
  • As empresas de redes sociais deverão entregar relatórios trimestrais de todas as contas moderadas com informações como: número total de medidas de moderação de contas e conteúdos, motivação da moderação, medidas tomadas, número de contas automatizadas, redes de distribuição e conteúdos impulsionados e publicitários.
  • As empresas de redes sociais poderão excluir conteúdos sem notificar o usuário em caso de: dano imediato de dificil reparação, segurança de informação ou do usuário, grave comprometimento da usabilidade da aplicação, incitação à violência, indução ao suicídio, indução à pedofilia, deepfake.
  • Qualquer tipo de mensagem patrocinada deve ter um recurso de descadastramento por parte do destinatário, as empresas de redes sociais também devem conter um histórico de até 6 meses dos conteúdos que os usuários tiveram contato.
  • A PL  prevê a criação de um mecanismo para regulação das novas regras que são: 
    • Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet: criada pelo governo e vai ser responsável por estabelecer o código de conduta e fiscalizar as empresas.
    • Instituição autorreguladora: criada pelas empresas de redes sociais responsável por administrar as regras aplicadas. Essa fica a critério das empresas sua criação, porem caso queiram a mesma deverá ser certificada pelo Conselho de Transparência.
Caso alguma regra seja infligida as empresas de redes sociais ficam sujeitas a advertência e multa de até 10% do faturamento.

Vale ressaltar que a PL de autoria do senador "Alessandro Vieira (Cidadania-SE)" e protocolada pelo senador "Angelo Coronel (PSD-BA)", em seu texto original previa que para a criação de qualquer conta em qualquer rede social, iria ser obrigado a apresentação de documentos pessoais (como RG, CPF ou passaporte) e comprovante de endereço. Essa e várias outras medidas que, de acordo com as empresas de redes sociais e especialistas de TI são riscos a privacidade do usuário e foram retiradas da PL.

A PL foi aprovada com 44 votos a favor e 32 votos contra, agora ela segue para a câmara dos deputados e caso seja aprovada irá para a sanção presidencial.

Segue um vídeo feito pelo canal "CENTRAL" que explica o ocorrido de uma forma mais dinâmica:


Segue uma lista dos nomes, partidos e estados dos senadores que votaram a favor, contra e nulo na PL 2630/20:

SenadorPartidoUFVoto
Acir GurgaczPDTROSIM
Alessandro VieiraCidadaniaSESIM
Alvaro DiasPodemosPRNÃO
Angelo CoronelPSDBASIM
Antonio AnastasiaPSDMGSIM
Arolde de OliveiraPSDRJNÃO
Carlos FávaroPSDMTSIM
Carlos VianaPSDMGNÃO
Chico RodriguesDEMRRSIM
Cid GomesPDTCESIM
Ciro NogueiraPROGRESPISIM
Confúcio MouraMDBROSIM
Daniella RibeiroPROGRESPBSIM
Dário BergerMDBSCSIM
Eduardo BragaMDBAMSIM
Eduardo GirãoPodemosCENÃO
Eduardo GomesMDBTONÃO
Eliziane GamaCidadaniaMASIM
Elmano FérrerPodemosPINÃO
Esperidião AminPROGRESSCNÃO
Fabiano ContaratoREDEESSIM
Fernando CoelhoMDBPENÃO
Fernando CollorPROSALNÃO
Flávio BolsonaroRepublicaRJNÃO
Humberto CostaPTPESIM
IrajáPSDTOSIM
Izalci LucasPSDBDFNÃO
Jader BarbalhoMDBPASIM
Jaques WagnerPTBASIM
Jarbas VasconcelosMDBPESIM
Jayme CamposDEMMTSIM
Jean Paul PratesPTRNSIM
Jorge KajuruCidadaniaGONÃO
Jorginho MelloPLSCNÃO
José MaranhãoMDBPBSIM
José SerraPSDBSPABSTENÇÃO
Kátia AbreuPROGRESTOSIM
Lasier MartinsPodemosRSNÃO
Leila BarrosPSBDFNÃO
Lucas BarretoPSDAPSIM
Luis Carlos HeinzePROGRESRSNÃO
Luiz do CarmoMDBGONÃO
Mailza GomesPROGRESACNÃO
Major OlimpioPSLSPNÃO
Marcelo CastroMDBPISIM
Marcio BittarMDBACNÃO
Marcos do ValPodemosESNÃO
Marcos RogérioDEMROSIM
Maria do Carmo AlvesDEMSESIM
Mecias de JesusRepublicaRRSIM
Nelsinho TradPSDMSSIM
Omar AzizPSDAMSIM
Oriovisto GuimarãesPodemosPRNÃO
Otto AlencarPSDBASIM
Paulo PaimPTRSSIM
Paulo RochaPTPASIM
Plínio ValérioPSDBAMNÃO
Randolfe RodriguesREDEAPSIM
ReguffePodemosDFNÃO
Renan CalheirosMDBALABSTENÇÃO
Roberto RochaPSDBMANÃO
Rodrigo CunhaPSDBALNÃO
Rodrigo PachecoDEMMGSIM
Rogério CarvalhoPTSESIM
RomárioPodemosRJNÃO
Rose de FreitasPodemosESSIM
Sérgio PetecãoPSDACSIM
Simone TebetMDBMSSIM
Soraya ThronickePSLMSNÃO
Styvenson ValentimPodemosRNNÃO
Tasso JereissatiPSDBCESIM
Telmário MotaPROSRRSIM
Vanderlan CardosoPSDGONÃO
Veneziano Vital do RêgoPSBPBSIM
Wellington FagundesPLMTSIM
WevertonPDTMASIM
Zenaide MaiaPROSRNNÃO
Zequinha MarinhoPSCPANÃO
Olha, ao meu ver tá na cara que essa nova lei é um projeto de censura, é igual a qualquer outro projeto de censura, eles basicamente botam algumas regras que não demonstra nenhum risco a nossa privacidade, e que na verdade até são interessantes como: "o descadastramento de anúncios publicitários por parte do usuário", "as entidades e órgãos públicos não poderem bloquear ninguém em redes sociais" e "as contas que usem bots deixar essa informação explicita". Essas regras são interessantes de se pensar sobre, mais o problema está no resto, eu falo isso porque o texto da PL original era muito mais abusiva (sim tava pior que isso no texto original), onde basicamente tá limitando nossa liberdade na internet. Eu só acho que a linha que separa "limitar" e "censura" é muito tênue, principalmente quando isso é voltado para a internet, pensem sobre o assunto. Caso queiram acrescentar algo favor usar a seção de comentários.

Fontes:

Comentários