Eae Players, recentemente um movimento chamado "Stop Hate for Profit", tem ganhado muita força na internet com a adesão de grandes empresas, fazendo com que o Facebook desvalorizasse 8% em um dia, e fazendo com que o movimento ganhasse a atenção internacional.
Imagem obtida por: Storenvy
O "Stop Hate for Profit" é um movimento de boicote ao Facebook feito por anunciantes, que cobram providências contra a propagação de conteúdos racistas, de discurso de ódio, entre outros. Esses mesmos anunciantes não querem que suas marcas se associem a esses tipos de conteúdos, e por conta disso estão se unindo para fazer um boicote em massa.
Uma grande gama de empresas apoiam o movimento, algumas agem em conjunto enquanto outras agem por conta própria, o movimento conta com empresas como:
- Coca-Cola
- HP
- Adidas
- Ford
- Honda
- Mozilla
- Verizon
- Puma
- Reebok
- SAP
- Volkswagen
- Pepsi
- Unilever
O boicote tem como base a redução do faturamento que o Facebook obtém em publicidade, porém estimasse que 90% do faturamento que a rede social obtém com publicidade, vem de clientes menores, fazendo assim com que o movimento não afete significativamente o faturamento do Facebook. Entretanto o movimento pode causar um impacto muito grande na reputação da rede social ocasionando na perda de investidores, e assim reduzindo seu capital significativamente. Vale ressaltar que o movimento não se restringe apenas ao Facebook, com muitas empresas cessando seus anúncios em outras redes sociais como o Twitter e o Instagran. O Mark Zuckerberg fez uma live no qual segundo ele a rede social irá barrar uma gama maior de conteúdo com discurso de ódio, e irá remover todos posts que incitem a violência.
Fontes:
- Imagem:
- Sites:
Opinião do redator:
Creio que essa medida tomada pelas empresas é uma boa forma de pressionar o Facebook e a outras redes sociais a finalmente tomar uma atitude com relação a conteúdos impróprios, seja: racismo, xenofobia, incitação a violência, discurso de ódio, etc. Se quiser acrescentar algo, favor usar a seção de comentários.
Comentários
Postar um comentário